Supersubfaturado

Tuesday, October 04, 2005

Almoço para os canibais

Pedroso Neto é prefeito de Cotia, pelo menos enquanto escrevo este texto. Faz parte da trupe conservadora que hoje comanda o PSDB, escaldada na substituição dos antigos quadros _aqueles egressos do velho MDB_ por aqueles que acham que estão na UDN e que ainda combatem o Vargas, hoje renomeado PT.
Pedroso Neto é o típico político dos anos 50, personalista e chauvinista. Quase preso no sábado, foi acusado de corrupção _ele e uns secretários e o filho. Seu partido tratou de afastá-lo.
No sábado, quando na polícia, disse que aquilo era "estratégia para abafar os escândalos de Brasília". Afastado dos quadros, nada mais disse _estava o PSDB com medo da repercussão?
A história de Pedroso Neto é a metáfora acabada oposicionista: enquanto pedra, tratam de quebrar a vidraça; enquanto vidraça, a trocam sob o menor risco. Assim é no PSDB, assim é no PFL.
Como Pedroso Neto, quadros garbosos dos dois partidos se envolveram em escândalos. Do PFL, os casos são inúmeros, mas peguemos o painho ACM, fraudador dos placares do Congresso. Ele continuou forte e, hoje, apadrinha o neto rumo ao topo. Agora o bispo da Universal pego com milhões em pasta foi expulso. Já os tucanos tem em Eduardo Azeredo uma das espinhas dorsais do atual escândalo Valério. Não foi afastado; Pedroso Neto, sim.
Pedroso Neto tentou se salvar adaptando ao partido o discurso da moralidade _mas, acusado de imoral, foi afastado. Esqueceu que o seu partido adaptou a lógica austera janista ou udenista ao estatuto e que deslizes de cleros menores serão castigados como ele foi. O prefeito de Cotia é o que na crônica política chama-se de "boi de piranha" _para preservar a moral, melhor lançar-lhe aos canibais de uma vez.

Comments: