Supersubfaturado

Tuesday, October 04, 2005

É pecado pensar em reeleição?

Lula vai à favela e avisa que os favelados deveriam se espelhar nele. Ao empresariado, diz uma ou outra coisa que dá a entender que disputará a reeleição. Tirando um ou outro tom meio como aberração _como proclamar que não há no Brasil moço mais ético que ele_, faz o que todo político carismático faria.
Ora, é óbvio que está em campanha. Mas nos jornais há um certo denuncismo em anunciar isso. Que mal há em disputar a reeleição, já que regras para isso existem no Brasil desde 1997?
Aliás, a aberração de disputar um segundo mandato remonta a essa data. Só lembrar que a regra não existia até FHC paralisar o país para votá-la. E contabilizaram-se dois anos de desgoverno.
Esta não é uma defesa do atual chefe da nação, mas sim a do direito que ele tem de estar em campanha. Não há aberração, a regra é válida. Tudo bem, contam-se os escândalos, mas daí a ignorar a regra deixada pelo FFHH, como quer a imprensa, é querer demais levar tapinha de "tudo bem, eu aceito": por que a reeleição valeria só para o príncipe?

Comments: